A empresa Horários do Funchal (HF) adquiriu recentemente dez novos autocarros (nºs de série 321-330) que irá pôr a circular pelas ruas do Funchal nas suas carreiras urbanas. Apresentados oficialmente no passado dia 25, estes ainda encontram-se em fase de testes, não estando portanto a circular em plena actividade pelas ruas do Funchal. No entanto existe um veículo que está efectuar algumas viagens ao serviço da carreira nº 3, Lombada (agora com novo percurso). O blog busfunchal.blogspot.com não podia perder essa oportunidade de aceder em primeira mão ao interior desta nova série de veículos, assim como analisar o que de bom e menos bom poderiam ter. Desta viagem relâmpago foi possível tirar uma foto do interior do veículo, assim como tirar algumas ilações acerca deste.
São veículos semelhantes em aspecto com os que a HF adquiriu à cerca de um ano (B12B com nºs de série 401-420), respeitando também esta nova série a norma Euro5 relativa à quantidade de gases emitidos pelos seus motores. Em termos de comprimento, as suas dimensões se situam entre as dimensões dos autocarros da série 4xx e os da série 1xx. Possuem três portas, sendo a porta central equipada com um elevador electrohidráulico para facilitar o acesso a cadeiras de rodas com capacidade mássica de até 300kg. Com motor central (B12M) e piso elevado, tem a particulariedade de existirem apenas dois degraus na porta de acesso ao veículo. Do piso mais baixo resultante daí segue uma pequena rampa que irá nivelar com a altura do piso predominante do restante veículo. A escada de saída central poderia ter uma melhor configuração já que contém quatro degraus, que apesar de baixos, são estreitos. Esta configuração poderá levar a algumas dificuldades na saída dos passageiros, principalmente em dias chuvosos já que estes são revestidos em metal que poderá se tornar escorregadio com a água. No interior temos cadeiras dispostas nas três formas possíveis, ou seja, de frente para o sentido de andamento do veículo, de lado, e também de costas. Também possuem um relógio interno que no momento não tinha a hora acertada, mal de que padecem todos os outros veículos da série B12B... Em comparação directa com os B12B, a motorização parece ser a mesma, no entanto nota-se uma menor disponibilidade de força motora que a anterior série. Tal poderá dever-se ao facto do peso acrescido derivado do tipo de carroceria utilizada nestes veículos de piso elevado. Por fim a pintura externa apresenta uma pequena alteração à pintura standard da HF; a fronteira entre a risca branca que ladeia os veículos não é bem demarcada, sendo que o amarelo se desvanece para dar lugar ao branco.
A compra destes novos autocarros permitirá à HF retirar de circulação outros tantos veículos com idades superiores a 23 anos. Desta forma será possível à HF poupar em custos de manutenção e combustível, assim como trará menos dificuldades para as oficinas da HF, já que era relativamente difícil encontrar peças para estes veículos já com uma idade avançada.
Estes também deverão ser os últimos veículos que a HF adquire com motor central, já que a Volvo deixará de produzir chassis com essa configuração para se dedicar à produção de chassis com motor traseiro.
Contamos ainda trazer novas fotos e novidades acerca destes novos veículos nos próximos dias, assim que passem a entrar no efectivo da frota da HF.
Fonte: http://www.netmadeira.com/noticias/economia/2010/1/26/dez-horarios-novosEstes também deverão ser os últimos veículos que a HF adquire com motor central, já que a Volvo deixará de produzir chassis com essa configuração para se dedicar à produção de chassis com motor traseiro.
Contamos ainda trazer novas fotos e novidades acerca destes novos veículos nos próximos dias, assim que passem a entrar no efectivo da frota da HF.
Texto e Fotos com Direitos: Marco Andrade, Funchal
Sem comentários:
Enviar um comentário