Évora tem desde Julho do ano passado uma nova empresa responsável pelos transportes públicos urbanos. Chama-se Trevo, acrónimo de Transportes Rodoviários de Évora, e é uma empresa que faz parte do do grupo Barraqueiro. A concessão deste serviço foi dada pela autarquia eborense após um concurso internacional, concessão que durará dez anos. Toda a frota é nova, resultado de um investimento de três milhões de euros, o que permitiu a aquisição de 24 novos autocarros. 12 destes são oriundos de uma empresa sediada na Turquia, a Otokar. Os outros 12 autocarros são da conhecida Iveco. Os Otokar Vectio 2500LE são os primeiros veículos desta empresa que passam a prestar serviço público em Portugal. Já os Iveco são derivados do chassis Iveco Daily, adaptados para autocarros pela empresa Irmãos Mota. Todos os veículos são dimensionados para as ruas estreitas do centro histórico de Évora, contudo, os Otokar por serem entre estes dois modelos o mais comprido, servem principalmente o exterior das muralhas da cidade, não sendo impeditivo na mesma circularem por diversas ruas no interior da cidade. Todos estes veículos estão ligados por GPS à central, e são equipados com motores compatíveis com a norma ambiental Euro 5, o que permite reduzir tanto os consumos como as emissões de gases poluentes. Têm um lugar reservado para pessoas de mobilidade reduzida, assim como entradas de piso rebaixado para essa mesma finalidade. No interior existe ainda um painel electrónico com indicação da próxima paragem, assim como também de forma sonora, sistema pensado para pessoas invisuais. Também estão equipados com ar condicionado, muito importante numa cidade em que a amplitude térmica pode variar 50ºC! O sistema de bilhética também é novo, sendo feito electronicamente. O aspecto estético exterior das viaturas foi efectuado pela Colorbus.
Tal como não podia deixar de ser, experimentei viajar num destes novos autocarros. Por um mero acaso, o veículo que acabei por entrar foi um da Iveco. O interior é interessante, com um aspecto leve e moderno. São espaçosos e pouco ruidosos. O motor demonstra ter um desempenho adequado. O único ponto que poderá ter uma nota menos positiva será a suspensão destes veículos que me pareceu um pouco dura demais para o conforto dos passageiros que viajam de pé. Isto considerando quando o veículo circulava dentro do centro histórico de Évora, onde todas as ruas são calcetadas com pedras de granito. Já no exterior das muralhas, com ruas alcatroadas, o uso de uma suspensão mais rígida favorece a segurança, uma vez que evita a inclinação em demasia da carroçaria do veículo quando este efectua uma curva mais apertada a uma certa velocidade.
Algumas carreiras e horários de circulação são também novos. A empresa apostou nos dois principais tipos de pessoas utilizadoras dos transportes públicos nesta cidade: os reformados e os jovens/estudantes. Para tal consultaram diversos lares e centros de saúde para saberem quais são os horários em que os idosos precisam mais do transporte público. O mesmo foi feito nas escolas e universidade numa clara aposta a satisfazer as necessidades dos seus clientes de agora e do futuro: os jovens.
Esta é mais uma grande inovação feita nos transportes públicos em Évora, evoluindo e muito desde os antigos autocarros verde-garrafa de há alguns anos atrás. Aqui temos um exemplo de como as pessoas que gerem este ramo de transportes nesta cidade alentejana sabem ver quais são as reais necessidades da população, e vão de encontro com elas, caso que infelizmente nem sempre acontece em Portugal...Texto e Fotos: Marco Andrade, Funchal
Algumas carreiras e horários de circulação são também novos. A empresa apostou nos dois principais tipos de pessoas utilizadoras dos transportes públicos nesta cidade: os reformados e os jovens/estudantes. Para tal consultaram diversos lares e centros de saúde para saberem quais são os horários em que os idosos precisam mais do transporte público. O mesmo foi feito nas escolas e universidade numa clara aposta a satisfazer as necessidades dos seus clientes de agora e do futuro: os jovens.
Esta é mais uma grande inovação feita nos transportes públicos em Évora, evoluindo e muito desde os antigos autocarros verde-garrafa de há alguns anos atrás. Aqui temos um exemplo de como as pessoas que gerem este ramo de transportes nesta cidade alentejana sabem ver quais são as reais necessidades da população, e vão de encontro com elas, caso que infelizmente nem sempre acontece em Portugal...Texto e Fotos: Marco Andrade, Funchal
2 comentários:
gostei do teu blog...pareces ser um apaixonado por autocarros como eu abraco
Boas Paulo!
O blog não é meu, sou um dos seus participantes apenas. Em geral somo quatro a publicar aqui.
Este artigo foi feito por mim, sim, pode-se dizer que eu sou um aficionado por autocarros! E o Paulo, de onde é?
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