sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Scotturb.....

Empresa sediada no concelho de Sintra, efectua carreiras nas áreas de Sintra e Cascais, e ainda em zonas como Estoril, Parede, Carcavelos, Mem Martins, Rio de Mouro, entre outras...
Na sua frota tem praticamente todo o tipo de viaturas urbanas/interurbanas excepto autocarros articulados!!

Neste post especial SCOTTurb, "vamos" mostrar 3 viaturas!

São elas... MAN 14-240HOCL (foto acima) e MAN 12-220 (ambas com carroçaria ATOMIC),

e ainda MAN 18-280 com carroçaria MARCOPOLO "Viale"! Images Copyrights/Imagens com direitos Reservados: Pedro Almeida

sábado, 13 de novembro de 2010

Artigo de Opinião: Suporte de Bicicletas, e o Resto?

Quem circula pelo Funchal de certo que já terá reparado em alguns autocarros da Horários do Funchal com uma estrutura estranha nas traseiras de alguns veículos, os de piso rebaixado (série B12B) e um ou outro da série B9M. A ideia é original nesta época de alternativas verdes, contudo (e como já é habitual na HF) muito má implementada.

Primeiro problema: a colocação e retirada das bicicletas é feita de forma morosa, obrigando os clientes que usufruem desse serviço a terem de fazer todo o processo durante um espaço de tempo em que os restantes clientes da HF ficam à espera e provavelmente a ver toda a operação. Coisa mais discreta não há. Mas pronto, as leis da física dificilmente permitiriam outro tipo de sistema, portanto embora seja inconveniente, essa aresta teria de ser assumida pelos interessados nesse serviço. O pior vem depois: A HF apenas disponibiliza o transporte de bicicletas em algumas carreiras, contudo não é aí onde reside o problema, a verdade está no facto que nem todos os veículos que aí circulam tem esse suporte! Ou seja, alguém que queira transportar a sua bicicleta, tem de esperar pelo autocarro, ver se este por acaso tem o suporte de bicicletas, e então é que o manda parar... Outro ponto negativo: os ciclistas não podem embarcar e desembarcar nos autocarros nas paragens que quiserem, têm paragens pré-estabelecidas para essas operações. Apenas um exemplo, quem viaja na Linha Verde, apenas pode embarcar na EEM e desembarcar nos Piornais, ou vice-versa. E se algum ciclista quiser ir apenas ao Lido? Há muitos mais problemas inerentes a esta solução, mas mais ainda inerentes à sua implementação. Portanto, se a idéia até era de louvar em termos ambientais, a HF deixa a idéia a meio-caminho, tornando-a impraticável. E o resultado é a fraca ou mesmo nula utilização desses suportes, uma vez que eu nunca os vi a serem utilizados. Não sei se o investimento feito foi suportado pela HF, no entanto parece-me que fez parte do programa Mobilidade em que a HF participou há algum tempo atrás.
O certo é que a HF poderia ter apostado em coisas muito mais úteis para aumentar a praticabilidade e o conforto dos seus veículos. Vejamos alguns exemplos:

- No sistema de bilhética da HF não foram implementadas todas as possibilidades que este sistema permite, nomeadamente no mecanismo de carregamento dos passes. Basta compará-lo com o sistema da Carris.

- As paragens que indicam o tempo que falta para um veículo passar são muito úteis, no entanto ainda faltam muitas dessas paragens em diversos pontos críticos da cidade. E pior, algumas das existentes insistem em não funcionar, apresentando apenas um monte de pontos em vez de letras...e a manutenção tarda a chegar.

- O sistema de informação dos horários dos autocarros por SMS também não funciona. Pelo menos da única vez que o experimentei, cobraram-me 30 cêntimos e ainda estou à espera da SMS com a resposta...além do mais, várias paragens não indicam o código da mesma que é necessário adicionar à SMS de pedido do serviço. Os 30 cêntimos também são um valor abusivo, se o serviço fosse cobrado gratuitamente de certeza que haveria muita mais gente a o utilizar.

- Os atrasos da HF poderiam ser evitados se eles disponibilizassem veículos de reserva prontos a sair em substituição dos autocarros que estão atrasados, por qualquer motivo, como estarem presos no trânsito. Com o sistema de GPS que agora equipa toda a frota, a central consegue saber se um dado veículo conseguirá chegar à sua primeira paragem no tempo certo, caso contrário accionariam um desses autocarros de reserva para substituir o atrasado. Esse veiculo atrasado, quando chegar, passaria a ser um veiculo de reserva. Um sistema simples que eliminaria o pior problema da HF (e talvez de qualquer empresa de transportes urbanos).

- Os veículos da Linha Verde muitas vezes circulam na sua capacidade máxima, mesmo tendo em certos horários uma cadência de 5 minutos. Embora os autocarros de piso rebaixado que por lá costumam circular sejam indicados para esse percurso, a sua capacidade não é em muitas vezes suficiente face à procura. Essa linha serve a principal zona hoteleira da ilha, costumando com isso transportar um grande número de turistas, logo tem um número de clientes muito superior à média de todas as outras carreiras da HF. Posto isso, o ideal seria aumentar a capacidade dos veiculos que circulam nessa carreira, como por exemplo, utilizando veiculos articulados. Não sei porque a HF não aposta neste tipo de veiculos, isto quando a SAM já o fez. Alías, é comum ver-se nos centros urbanos circularem este tipo de veiculos, na Madeira apenas circulam dois e em carreiras interurbanas...e sem muita lógica. A única entrave seria a orografia do percurso, mas isso não se coloca nesta linha porque as estradas que esta carreira percorre são suficientemente largas e com inclinações aceitáveis, pelo menos a comparar com o percurso que os veiculos da SAM fazem, que em alguns troços desafiam a meânica da máquina.

- A Carris recentemente adquiriu 30 autocarros articulados novos com ligação Wi-Fi. Muita gente acha essa comodidade desnecessária, no entanto eu acho o contrário; cada vez mais os telemóveis e smartphones têm capacidade para se ligarem a este tipo de redes, e até seria bastante útil podermos consultar o email ou a página da rede social nesses minutos que permanecemos nos autocarros. Seria interessante ter uma frota de hot-spots a circular pela cidade, até acho que quem precisasse por alguma razão consultar o email ou outra webpage com urgência, teria a opção de embarcar num autocarro qualquer, apenas para fazer a consulta, saindo algumas paragens à frente. Isto claro, de forma gratuita (não venha a HF com idéias).





Resumindo, é pena que a HF não tenha capacidade para investir em coisas que realmente iriam trazer mais-valias aos seus clientes, até porque a HF está a apostar numa política de tentar manter os seus actuais clientes, e não em disponibilizar atractivos para novos clientes. Se pensarmos bem, as pessoas cada vez mais trocam o autocarro pelo carro e pela sua comodidade. Assim a HF deveria atacar em dois pontos; eliminar os desconfortos que estão relacionados aos autocarros, como os tempos de espera nas paragens, atrasos, lotação excessiva, e percursos mais abrangentes. Até porque os novos clientes que poderão vir a adquirir serão as crianças e adolescentes que não podem legalmente conduzir viaturas próprias, portanto, se estes se sentirem minimamente satisfeitos com o transporte público, menor será a probabilidade de quererem trocar o autocarro por um carro, já que este último trás alguns inconvenientes, como a manutenção e o estacionamento. Por exemplo, em que carro é que se poderia consultar o email enquanto nos deslocavamos do ponto A para o ponto B?

Senhores da Horários do Funchal, porque não seguem as idéias e colmatam as necessidades de quem realmente usa os vossos serviços, em vez de seguirem as idéias de quem anda de carro e nunca de autocarro, não conhecendo assim a realidade deste tipo de veículos?
Images copyrights/imagens com direitos reservados; Marco Andrade, Funchal.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TROLLEY's

Depois do serviço ZONAS ALTAS da Horários do Funchal, é altura de dar um "pulo" á cidade de Coimbra (aos SMTUC)!!
Se no passado cidades como o Porto ou Braga tiveram TROLLEY's, a verdade é que actualmente só Coimbra é que apresenta este tipo de transporte AMIGO do ambiente....
Aparentemente um "autocarro normal", mas com um sistema de funcionamento algo diferente do que estamos habituados!!
Ali não há gasóleo, mas ELECTRICIDADE!!
A energia "circula" através de cabos colocados numa chamada rede "aérea", estando os "autocarros" ligados á rede através daqueles dois ferros...
De seguida apresentamos EFACEC 190TR110

e EFACEC 175TR110... ambos com carroçaria SALVADOR CAETANO, sendo que neste último caso, é uma viatura cedida pela STCP (Porto), ou seja, é um TROLLEY com bastante história mesmo!!

E aproveitando a "onda" dos TROLLEY's, também apresentamos o MAIS NOVO TROLLEY PORTUGUÊS, o belissimo SOLARIS TROLLINO, equipado com tecnologia SKODA!

Images Copyrights/Imagens com direitos reservados: Pedro Almeida

sábado, 6 de novembro de 2010

Serviço ZONAS ALTAS

Desta vez o "Busfunchal" vai partilhar com os seus visitantes imagens do chamado Serviço ZONAS ALTAS, da Horários do Funchal!
Para quem não conhece o Funchal, ou até conhece mas não faz a mínima ideia do que eu estou a falar, passo a explicar...
Este serviço ZONAS ALTAS, é um serviço feito nas zonas montanhosas da cidade, zonas de dificil acesso (e que em algumas partes impedem quase completamente a passagem de um autocarro "digamos normal"), exigindo assim viaturas com características especiais e com alguma força e potência...
Este serviço é composto por 4 carreiras, e por dois tipos de viaturas....
São elas as MERCEDES BENZ 1117A/42 com carroçaria SALVADOR CAETANO e ainda SCANIA 114c-340 com carroçaria da HORÁRIOS DO FUNCHAL!!
Desta vez as fotos aparecem POR CARREIRA....
Para começar - 90 (Lombo dos Aguiares - Curral Velho)
De seguida...91 (Cº do Trapiche - Graça)E ainda...93 (São Roque circ. por Galeão e Lbo Jamboeiro)Para finalizar.... 94 (Caminho do Terço - Choupana) Images Copyrights/Imagens com direitos reservados: Pedro Almeida

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Transportes Colectivos do Barreiro

Desta vez, o "busfunchal" resolve dar um passeio á margem sul do Tejo, mais precisamente ao Barreiro, local onde trabalham diariamente estas viaturas que apresentamos...
Para começar...
VOLVO B10R-55 de 1982 com carroçaria da CAMO!Já este daqui de baixo, é mesmo DAF SB220, com carroçaria da CAMO e nascido em 1997!
Para terminar mais esta tripla, eis MERCEDES BENZ O530 CITARO, de 2003! Images Copyrights/Imagens com direitos reservados: Pedro Almeida

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Tripla" da...SAM

Desta vez é uma TRIPLA com 3 modelos completamente diferentes da SAM, nos mais variados serviços, e em 3 locais distintos.... Machico, Almocreves (Santa Cruz) e Funchal!!
Para começar,
TOYOTA BB32L de 1990, com carroçaria SALVADOR CAETANO "Ovar", na carreira 201, ou seja, no SERVIÇO SAM MEIA HORA!
De seguida um "pulo" aos Almocreves, mais precisamente com VOLVO B12 de 1997 e com carroçaria CAMO "Minerva"!

Para finalizar, eis um "imigrante espanhol" que depois de nascer e trabalhar algures em Espanha resolveu ir trabalhar na SAM...

Trata-se de VOLVO B10MA com carroçaria SUNSUNDEGUI "Stylo", e chegou á SAM em 2007!Images Copyrights/Imagens com direitos reservados: Pedro Almeida