segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Autocarros urbanos de Évora

Pertencentes à SITEE (Sistema Integrado de Transportes e Estacionamentos de Évora), passamos a apresentar alguns dos autocarros desta pequena companhia, que além dos transportes públicos urbanos, também gere os parques de estacionamento da histórica cidade de Évora.
A maioria da frota (senão toda ela mesmo) é composta por veículos da Mercedes e da Volvo, adquiridos em 2ª mão aquando da renovação da frota em 2005 (a frota antiga, além de ser composta por alguns veículos demasiado vetustos para circularem, apresentavam uma cor verde-escuro).


Por entre um jardim (que abundam no centro histórico da cidade) aqui captamos mais uma foto destas máquinas.
Pormenor do pneu traseiro de um dos veículos, estando o pneu resguardado por uma escova. De notar que esta característica não é comum a todos os veículos da frota.
Interiores onde pode-se descansar e arrefecer com o ar condicionado presente (muito apreciado por quem esperou pelo autocarro debaixo do calor alentejano que no Verão facilmente ultrapassa os 40ºC). Também podemos verificar ao fundo da foto que estes autocarros possuem o sistema de bilhética electrónico.

Saindo da sua paragem central situada na Praça do Giraldo.
Fotos com direitos/photo copyrights: Marco Andrade, Funchal.

2 comentários:

Pedro Almeida disse...

Boa Noite!!!

Oh Marco, desculpe o abuso, mas não tem por aí fotos dos antigos autocarros que andavam em ÉVORA??? Sim os "Verdes" como referiu.... Umas belas relíquias que infelizmente não cheguei a fotografar!


Já em relação aos autocarros desta série de fotos, pertecem TODOS á Rodoviária do Alentejo, sendo o serviço urbano de Évora designado por SITEE!

Estão afectos a esse serviço os VOLVO B6, com carroçaria CAMO "CAMUS" com os números de frota entre o 8300 e o 8302!!

Já entre o 8303 e o 8314 são TODOS, MERCEDES-BENZ O405N2 importados, com carroçaria MERCEDES!!

Para finalizar, também circulam pelas ruas de Évora umas MERCEDES-BENZ 616 Cdi, com carroçaria ATOMIC, ao serviço da LINHA AZUL!!

Marco disse...

Olá sr. Pedro, é um prazer falar com alguém que conhece tanto sobre esta matéria! Pelos vistos conhece e bem a cidade de Évora...
Infelizmente não tenho nenhuma foto dos "verdes", cheguei a vê-los ao vivo mas nessa altura ainda não me interessava em fotografar autocarros...pena! A última vez que vi um foi numa foto, um dos veículos mais antigos estava à venda na internet por cerca de 25.000€. Antes de publicar este post ainda procurei a ver se encontrava na net alguma foto ou referência ao tal autocarro à venda, mas não encontrei nada...
Quanto aos da linha azul, eu estava lá quando começaram a circular (em 2003-2004, por aí), mas não cheguei a ter a oportunidade de os fotografar nesta minha mais recente visita...fica para a próxima!