quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Outro B10M da HF

Ficam aqui as fotos de outro modelo de autocarro que a empresa Horários do Funchal (HF) tem a circular. Trata-se de outro Volvo B10M com uma carroceria diferente das mais comuns existentes na empresa. Este também é um modelo especial já que a HF apenas tem dois destes autocarros a circular, o 256 e o 257. Tanto quanto sei não há outros autocarros na Madeira com este tipo de carroceria a circular.Texto e Fotos: Marco Andrade, Funchal

7 comentários:

Pedro Almeida disse...

Lá está um dos carrinhos que eu mais admiro na HF....
Comprado NOVO em 1986 para a extinta TRANSFUNCHAL, onde teve o número de frota 291, seguido do 292 que é o actual 257!
Pelo caminho aconteceu praticamente de TUDO, vejamos, teve mudança de bancos, mudança de rolo para painel electrónico, e acima de tudo, uma passagem pelos autocarros da Camacha, onde foi o 1059!
Já o papel de 1060, ficou a cargo da 257 claro!

Já a carroçaria, não sei se lembram mas existiu uma versão mais pequena (mas tinham escrito LEYLAND e faziam QUINTA DA ROCHA).
Com o "abate" dessas viaturas, a verdade é que estes dois são mesmo os ÚNICOS exemplares.

A carroçaria é da UTIC (Porto)

Cumprimentos!
Pedro Almeida

Unknown disse...

Caro amigo, isto anda meio parado... Tente lá arranjar mais umas fotos para nos regalar a vista!

Abraço.
Alexandre

Marco Andrade disse...

Pedro Almeida:

Caro amigo, você me surpreende sempre com os seus conhecimentos...
realmente este autocarro lembra os antigos da Quinta da Rocha, mas não são os mesmos, certo? Os tais eram mais curtos!

Alexandre:

É por vezes difícil arranjar novas fotos de outros autocarros, não há muita variedade por aqui, ou melhor, novidades! Praticamente todos os autocarros da ilha já foram fotografados e publicados aqui! No entanto ainda faltam alguns, andamos sempre à sua caça, mas nem sempre os apanhamos...no entanto o trabalho continua e lá conseguimos arranjar uma foto de frente do "novo" autocarro da EACL ("novo" pq segundo o nosso amigo Pedro, afinal este bus já tem 21 anos!). A foto está publicada no artigo referente a esse autocarro.

Pedro Almeida disse...

Boas!!


Marco, os autocarros que faziam Quinta da Rocha, á semelhança do 256 e do 257 também eram da UTIC (Porto), aliás, as semelhanças físicas (frente e traseira) não enganam!
Ao todo eram 7 carrinhos (uma espécie de 7 anões lol), sendo o mais velho de Outubro de 82, e os outros todos de Julho de 83!
"Ah e tal, porque é que esse carro apareceu em 82 e os outros todos na 2ª metade de 83??"
Pá, porque era carro de DEMONSTRAÇÃO, ou seja, dependendo do que achassem dele, vinham "novos" ou não! E pronto lá foram mais 6!
E todos adquiridos NOVOS para a extinta Transfunchal!
A motorização deles era LEYLAND 1200 Boxer, mas quando chegaram á grande HF, viram os seus motores fraquinhos SUBSTITUIDOS por motores AEC (que são relativamente MELHORES, nem se compara)!!


Já em relação ao Scania da EACL, eu mandei uma foto dele com a imagem antiga ao João Abreu, portanto é uma questão de lhe pedires lool.
Já a questão sobre se mexeram no motor, a resposta é: POSSIVELMENTE SIM, embora a grande transformação foi a troca de carroçarias, a verdade é que deviam ter aproveitado para fazer uns arranjos nas "entranhas" do carrinho lol!


Abraço!
Pedro Almeida

Jose Antonio Santos disse...

Meus senhores em relação as Leyland Boxer 1200 a historia é a seguinte:
Quando veio a primeira Leyland Boxer para a Madeira foi na verdade em 1982 mas atenção quem a encomendou á Utic foi a SASRF-Sociedade de Automoveis de São Roque do Faial mais conhecida pela Companhia do Monte que posteriormente foi adquirida pelo Grupo Horarios do Funchal.
Acontece que a Leyland quando chega á Madeira vem com a matricula BU-01-58 e com as cores da SASRF, tendo sido mostrada e feito o "exame" pelo Eng Rafael Costa e convencido a empresa por este para mudar a matricula para a "nossa" sendo atribuida a MD-79-32.
Esta nunca chegou a trabalhar na SASRF e depois com a Transfunchal e aqui não tenho a certeza foi a 2ª viatura pintada com as cores da Transfunchal e depois vieram as outras 6 viaturas e depois foram remotorizadas pelos motores AEC 505 já nos Horarios do Funchal pelo9 mestre Miguel e Eng Pereira, das quais tenho 5 cambotas originais que nunca chegaram a ser montadas por entretanto estes motores devidoa CEE da altura eram muito barulhentos e poluidores
Obrigado
Jose Antonio Santos

Jose Antonio Santos disse...

Quanto aos 256 e 257 tudo o que o Pedro diz é correcto, mas estes carros foram unicos porque foram feitos os ant-projectos na Madeira e para resolver alguns problemas como eram antigamente fazer a inversão de marcha na Levada da Corujeira e não só
Estes ant-projectos foram feitos por mim com o conhecimento e ajuda do Eng Lamberto Jardim e Eng Rafael Costa que Deus o tenha em bom lugar
Obrigado
Jose Antonio Santos

Lino9 Gomes disse...

ola eu tb sou grande admirador dos autocarros da HF. sobre estes b10m, tb tiveram a designaçao de 159 e 160, na altura em k esta inda tinha os leopard leyland a fazer o serviço praias e piscinas, sendo o 126 e 127. estes agora vendidos a moinhos rent-a-car no porto santo, inda estiveram muito tempo guardados num armazem na rua joao de deus, onde fica a francisco franco