sábado, 24 de julho de 2010

Autocarro SOMUROS, ex. Horários do Funchal

Foi encontrado este belo exemplar Volvo B58-55N, da empresa de construção SOMUROS, na sede em Ponta do Pargo, no concelho da Calheta. Um antigo autocarro da frota dos Horários do Funchal, como podemos verificar no indicativo da zona podemos verificar AMPARO, debaixo da publicidade da empresa Somuros. Outro dato de verificar que se encontra igual no seu interior, após a entrega com antigos bancos de plástico e o caixote de lixo dos bilhetes na porta de saída. Sem dúvida este autocarro tive a oportunidade de andar nos meus tempos de escola.
Fotos com direitos reservados /photos copyrights: Sergio Ferreira, Funchal.

5 comentários:

Pedro Almeida disse...

Boas!!!

Oh pessoal, estou boquiaberto com este achado LINDO!!
Espectáculo este carrinho.... Eu confesso que pensava que ele já nem existia, com grande pena minha aliás....
Ele foi o HF 211!
Mas se pensam que era B10M estão ENGANADISSIMOS!
Trata-se de VOLVO B58-55N de Dezembro de 1972!! Originalmente com carroçaria SALVADOR CAETANO, este carro viu o seu aspecto mudar para a imagem da foto quando já trabalhava na Horários!
Ou seja, esta carroçaria que vemos foi feita na HORÁRIOS!


Desta vez só me resta mesmo agradecer terem encontrado este carro e o terem partilhado!
Muito obrigado!!

Abraço!

Anónimo disse...

Sergio e Pedro Almeida este autocarro está correctissimo na marca de chassis mas atenção que este autocarro quando chegou a Madeira foi para a empresa CASAL, Companhia de Automoveis de Santo Antonio Limitada (a qual tenho duas emblemas da Lateral) e fez muitos serviços de "TURISMO" tendo inclusive incendiado no Miradouro de Machico ou da Matur como quisermos localiza-lo.Trazia uma carroçaria Caetano Alfa tinha uma porta central e automatica, e foram 4 as viaturas recebidas.Em particular esta viatura foi confiada ao motorista Arlindo e depois de ter incendiada ficou em chassis durante muito tempo.Com a Transfunchal estes autocarros passaram de maõs mas ficou sempre na oficina de Santo Antonio onde hoje é o Centro Civico. Passados 4 anos começou Horarios do Funchal e então foi decidido fazer uma carroçaria nova baseada nos UTIC Volvos feitos em Coimbra e fui o autor do Projecto que tenho nos meus ficheiros.Se quiserem tirar as medidas veram que as distancias entre eixos são diferentes e especialmente do eixo dianteiro e o para choques. Atenção este chassis em particular nunca chegou a trabalhar na Transfunchal nem nos Horarios do Funchal com outra carroçaris
Obrigado
Jose Antonio Santos

Pedro Almeida disse...

Boas!!!


Bem, para começar eu só gostava de frisar que raramente vejo os comentários que estão para trás (não por mal, mas porque não tinha maneira de saber que tinham comentado no X ou Y), e assumo alguns erros (quer na B12 da SAM, quer na história da DouroAcima, e mais 1 caso), foram coisas que realmente na altura escaparam-me, embora curiosamente até tenha dados onde o que disseram posteriormente vem referido, mas pronto, ás vezes a rapidez é INIMIGA da perfeição, enfim, acontece...
Mas só gostava de salientar que eu não ando aqui para gabar-me, mas para tentar ajudar dentro dos meus conhecimentos, quer acreditem, quer não!

Avançando...
Já agora, Sr. José António Santos, em relação a estes B58, existe algo que sempre me confundiu que é a "imagem do 212", ou seja, porque razão a carroçaria do 212 ficou mais parecida com os B58 de 1978, do que com o 211 e com o 213, que anteriormente eram semelhantes a ele, e aliás, são da mesma altura???
E já agora, uma última pergunta...
Se os Volvo de 1986 vieram da UTIC (Porto), assim como Xêpas, e "manos" 256 e 257, como é que a carroçaria destes (B58) foi baseada na EUROBUS (Coimbra)??
A EUROBUS ""não nasceu"" depois da UTIC??
Desculpe o abuso, mas pronto, como já reparou eu interesso-me bastante pela temática, e ás vezes é dificil controlar a curiosidade...

Cumprimentos e obrigado!!
Abraço para o pessoal do blog!
Pedro Almeida

Unknown disse...

Pedro
Em relação ao seu gosto fico bastante feliz porque já fui chamado de muitas coisas, como "o louquinho dos horarios", que os autocarros são todos iguais e muito mais coisas mas não se esqueça que temos de fazer e nos afirmar do que realmente gostamos mais e nos dá prazer.
Sobre a Eurobus era uma empresa com capitais diversos entre eles da Utic e posteriormente da Utic Porto e serviu especialmente para fazer carroçarias UTIC quando estes não tinha capacidade de resposta como foi o caso de DAF's para HF na sua primeira encomenda tendo sido lá feitos 12 viaturas,depois a Utic do Porto era lá construidos os Autocarros de Chassis e os de Monobloco em Lisboa no Cabo Ruivo especialmente para a SAM,SASRF e Caniço.
Depois podemos falar pessolmente e reviver pois são historias muito interessantes
Obrigado
Jose Antonio

Pedro Almeida disse...

Boas!!

José,
Muito obrigado pelas suas palavras...
É sempre bom falarmos com alguém que mais ou menos nos compreende.
A maior parte das pessoas acha sempre muito estranho, como é que nasceu "esta coisa" de gostar bastante de autocarros, conhecer marcas e chassis, e mais não sei quantas carreiras de várias empresas...
Aquilo faz-lhes um pedaço de confusão, e depois tentam arranjar uma justificação credível "Ah e tal, mas tens/teve algum familiar que trabalhou nos autocarros??"
E depois a minha resposta verídica ainda surpreende mais..."NINGUÉM! SOU CASO ÚNICO NA FAMILIA!"
Eu confesso que já perdi mais tempo a tentar arranjar uma maneira para os outros perceberem esta admiração pelos autocarros...
Depois desisti porque não vale muito a pena lol
E para cúmulo ainda conheci uma rapariga á uns tempos que ODEIA AUTOCARROS!!
Ela teve um acidente grave de autocarro á uns anos nos Açores, houve colegas dela que morreram e tudo, e então fazia-lhe uma confusão enorme..."MAS COMO É QUE TU GOSTAS DAQUILO??"
São GOSTOS, o que é que se há-de fazer??!

Bem, em relação á EUROBUS muito obrigado pelo esclarecimento!!
Eu confesso que essas coisas de UTIC's + Eurobus, e mais datas de inicio de actividade, e qual comandava qual, sempre me fez um pedaço de confusão...

Muito obrigado mais uma vez!
Abraço para o pessoal do blog!
Pedro Almeida