sexta-feira, 1 de julho de 2011

Factos que se podem evitar

Por este meio venho a comunicar uma situação muito frequentemente criticada por muitos utentes das carreiras dos Horários do Funchal, principalmente por utentes de uma idade avançada, e com toda a razão. Hoje (1 de Julho de 2011) houve uma prova desportiva de Atletismo no Funchal. Contudo carreiras como o 13, 12, 16A, entre outras poderiam passar na Avenida do mar. Carreiras como o 22, 47, (que se tomam na central do Almirante Reis) efectuaram-se normalmente. Mas há algumas excepções, como as carreiras do Monte (20, 21, 20A, e 21A). Os passageiros tiveram de se dirigir a paragem dos Artistas ( a baixo da Ponte Nova), para tomarem o autocarro. O problema está ai! Vamos pensar nas pessoas mais idosas que já têm alguma dificuldade a andar, como vão elas subir até ao artistas com o intenso calor que se fazia sentir? Tive a oportunidade de testemunhar que aproximadamente 6 pessoas ficaram na paragem da Autonomia a espera que as carreiras ficassem normais, tendo de esperar qualquer coisa como 2 horas de tempo. Alternativa: Porque não colocar temporariamente as carreiras na Rua Visconde Anadia, ou então perto da central do Almirante Reis? Assim as pessoas mais de idade não se cansavam tanto e sempre estava mais perto dos principais edifícios da cidade.Confesso que eu fiz o trajecto Anadia-Artistas, sem nenhum problemas, mas a testemunhar as reclamações das pessoas mais idosas notamos que estas têm toda a razão no que dizem.Agradecia a administração dos Horários do Funchal na qual tenho a certeza lêem este espaço que tivessem mais atenção a este facto.Desenvolvimento: C Jorge Ferreira

11 comentários:

Pedro Almeida disse...

Boa tarde!!

Muito gosta o "meu amigo" Jorge Ferreira das carreiras do... Monte!!
Por acaso a que eu mais admiro é a 20A! É aquela não passa no Largo da Fonte (Centro do Monte), mas diz Monte! Para mim com os anos que tenho relacionado com transportes não me faz confusão nenhuma, mas para um turista comum, enfim...
Os LOMBOS até podem ser bonitos, mas não são um cartaz turístico e nem o que os turistas procuram!
Já agora a paragem ARTISTAS fica ACIMA da Ponte Nova!
O facto dessas carreiras irem bater a essa paragem prende-se basicamente com dois factores... a grande quantidade de pessoas que eventualmente circulará pelo centro do Funchal devido á prova de Atletismo e tudo o que daí advém directa ou indirectamente!
Outro factor é a possibilidade dos autocarros terem algum espaço de manobra para serem estacionados enquanto a hora da carreira não chega, coisa que mais para o centro seria complicada!
Por acaso nem sei como não pensaram na hipótese de colocar essas carreiras NA DESCIDA a circularem pela cota 40, Campo da Barca, Bom Jesus, e depois a subirem a 31 de Janeiro!
Uma rua que por acaso até dava bastante jeito era a Rua Dr. Fernão de Ornelas, que infelizmente é uma rua algo limitada... O autocarro descia a 5 de Outubro, entrava na Fernão de Ornelas, subia o Oudinot, entrava na do Bom Jesus, e estava feito! Com umas paragens PROVISÓRIAS pelo caminho (Fernão Ornelas e Bom Jesus) e estava feito!
Já agora para o meu amigo Ferreira...O autocarro 150 saiu da HF em 1988 e foi para o Porto Santo! Era um AEC, e nesta altura do campeonato já deve ir na 7ª ou 8ª reciclagem!
Para terminar, uma CENTRAL de AUTOCARROS regra geral é um sítio fechado (um edíficio), onde saiem diversos autocarros para os mais diversos locais e eventualmente cidades!
Assim de cabeça conheço a Central de Sete Rios (em Lisboa), da Batalha (no Porto), de Évora, de Braga, de Setúbal, de Coimbra, entre outras...
O Almirante Reís não é decididamente uma Central! Nem para os amarelos, nem para os companheiros das traseiras do estacionamento!

Cumprimentos!
Pedro Almeida

cruzeiros disse...

Boa Tarde amigo Pedro!
Já estava a estranhar não haver um comentário seu numa mensagem minha loool
Vamos lá organizar isto por tópicos!
Primeiro, nesta mensagem falei no autocarro 150? se falei, indique-me onde, para eu me situar! (sendo que conheço bem o autocarro 150)
Segundo, claro e sem dúvida nenhuma, aliaz, acho fundamental a carreira 20A visto que o pessoal que mora no Monte (corugeira de dentro/fora) tílias, e lonbos para escoar o "transito" de turiastas, e isso nunca foi fosto em questão.
Terceiro: Estou plenamente de acordo consigo a hipotese de circularem pela cota 40, Campo da Barca, Bom Jesus, e depois a subirem a 31 de Janeiro, na qual era uma ideia excelente.
Quarto: Quando falo en central, e se já reparou bem nas linhas e na arquitectura daquele estaço ABERTO é semelhante a uma central, visto que nas horas de ponta ha um grande movimento de autocarros lá (13,12,22,47,38,33,39 e.t.c..)
Regressando aos "autocarros do Monte" avanço que estou a tentar colocar uma nova questão que é o porque de não haver o Expresso como havia ha uns anos atraz, visto que as pessoas que verdadeiramente vão para o Monte muitas vezes ficam a espera de outro autocarro (visto que este já está cheio), enquanto vão outras pessoas que param a baixo da Freguesia.
Cumprimentos
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Muito boa noite!!

Oh meu amigo Jorge Ferreira, espero que não fique aborrecido com as minhas mensagens...
Eu sei que ás vezes tenho uma postura um pedaço forte/agressiva quando dou algumas opiniões, mas acredite que a intenção é boa...
O autocarro 150 por acaso apareceu na mensagem anterior, e eu falei nele pelo facto dele não existir.
Os Volvo B9M começam no 151 e terminam no 170 (a 1ª série)
E a 2ª série (do ano 2001) começa no 171 e termina no 190!
Até existe o "truque" do tamanho dos faróis da frente! Se reparar bem, os da 2ª série são um pedaço mais pequenos do que os anteriores!

Já em relação á carreira 20A, a minha ""queixa"" era pela designação MONTE estar presente, quando a carreira nem passa no centro do Monte!
Um turista qualquer, ou até mesmo um Português do Continente que vá aí de férias, ao ver 20A com MONTE e ao viajar nesta carreira, fica triste!
Porque aquelas cenários lindos do Largo da Fonte, e mais a Igreja e mais não sei o quê, nem passam na janela do 20A sequer!
Conclusão, seja 20A ou por exemplo alterando para 18 (que é um número que não existe), o que deve ter só naquelas bandeiras é LOMBOS ou quanto muito LOMBOS via Corujeira de Dentro!
O resto (horarios, trajecto) ficava obviamente tudo como está, até necessidades em contrário!

Já agora, o 12 e o 13 saiem na paragem em frente a essas com "arquitectura de central", e a 33 ainda sai mais longe...Sai na paragem CAIS, mais precisamente na 2ª paragem em conjunto com 19 e 26!

Já o EXPRESSO para o Monte embora seja uma ideia bonita, a verdade é que limita bastante o acesso a essa carreira, e pode até tornar-se injusto para outras zonas do Funchal, que assim ganhavam também o direito de esperar/pedir/exigir um EXPRESSO para a zona deles!
E depois era uma espécie de bola de neve... "Eles têm e nós não temos, é???"
Tirando o "detalhe 20A" que eu agora expliquei melhor, eu até acho que a zona do Monte está bem servida...
Infelizmente o fim de carreiras como 19A (morte por asfixia), 25 ou até mesmo a 23 (quase coma) ajudaram e muito ás carreiras do Monte a encherem!
O conselho que eu dava é tentarem aguardar mais 5 ou 10 minutos pelo próximo! Eu sei que é chato, mas de certeza que o efeito "sardinha em lata" sente-se menos...

Amigo Ferreira, um abraço!!
(e não esquecer...Uma CENTRAL é fechada por paredes lol)
Pedro Almeida

cruzeiros disse...

Caro Pedro!
Não se preocupe, eu precebo que fala com agressividade, mas também precebo que é por boa causa e isso nunca esteve em causa!
Já que fala nas difirenças dos b9 da 1º e 2º Série, ainda ha outra difirença! Já reparou nas tampas do combustivel? se reparar é outra das difirenças que existe. A 190 tem apenas um sinal de quando a campaínha toca (bem como os da 1º série), os da 2º série todos Têm duas.
Haaa relativamente ao 20A também não me parece bem ter escrito o nome Monte (apesar de ser o nome da freguesia) e não passar pelo Monte, sendo que os turistas podiam parar na paragem das Tílias e descer até ao Largo da Fonte (mas infelizmente não sabem desse "truque")
Relativamente ao expresso, a população que vive mais para baixo do Monte está muito mas muito bem servisa, têm o 28, 26, 23, 22 carreiras essas que estão sempre "as moscas".
Pois relativamenta ao caso das carreiras 19A, e 25, na minha opinião foi uma grande locura, nunca se deviam ter extinguido essas carreiras, não é que o mapa da rede dos HF tivesse alterado muito, mas não se deviam ter extinguido, peincipalmente o 26, porque aquela manobra do 22 ao pé do supermercado "habirur" congestiona transito, e pode provocar alguns acidentes, eu própio já tive a oportunidade de observar que o autocarro não "batia" por pouco devido aquela curva que apresenta ser curta.
Amigo Almeida!!
Grande Abraço
(e não se esqueça de verificar as difirenças dos b9)
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Muito boa tarde!!


Por acaso gostei da "achega" do meu amigo Jorge Ferreira no final entre (...)!
Assim como eu deixei a mensagem por causa da Central, também tive direito á minha mensagem personalizada ehehe!! Gostei!!
Agora falando mais a sério....
Em relação à 20A eu percebo as razões históricas do "Monte" lá metido, só não percebo o porquê de ainda lá continuar??!
Então alteraram a 15 e 15B por causa dos nosso visitantes (para eles não se baralharem, embora seja mais do que evidente que um serviço URBANO nunca poderia ter uma carreira para o norte da ilha!), e não se lembraram da confusão que um 20A MONTE poderia fazer ás cabecinhas dos "nossos" visitantes??
Ainda por cima tem sempre outra classe deixar os nossos visitantes onde eles efectivamente querem ficar. Não é cá deixar nas Tilias, acompanhado de um "Vocês que vão por aí abaixo!!"
Meu amigo Ferreira, essas carreiras da HF estão mal estudadas lol! Então quem mora abaixo do Monte está bem servido com a 28, e mais a 23,..???
A 28 não anda no Til, nem na Estrada dos Marmeleiros! E só tem 3 paragens coincidentes sendo a última nos Jardins de Santa Luzia!!
Já a 23... Olha meu amigo, a 23 faz-me lembrar a Sónia Brazão!
Era uma rapariga muito gira, muito interessante e tal, depois deu-se a EXPLOSÃO, e agora está irremediavelmente queimada! Ás vezes as pessoas pensam "Até que ponto ela ter morrido, não teria sido melhor para ela(já não sofria tanto)??"
Pois a 23 se tivesse acabado de vez, não andava neste estado vegetativo que anda!! Ia-se a 23, metiam uma alinea na 19 com VIA SANATÓRIO (nos horários mais uteis), e pronto, estava feito!!
Aposto que críticas eram poucas ou nenhumas (dado o estado actual da 23)!
Embora eu tivesse falado no fim da 19A a verdade é que compreendo e acho aceitável o final dessa carreira! Já não fazia muito sentido ela continuar!
A 22 mesmo com manobras, parece-me bem como ficou!!
Em relação à 28 enfim, as minhas críticas ainda iam mais longe, porque não gosto nada dessa carreira! Acho que podia oferecer muito mais do que oferece e com os recursos existentes!
E sim, era possível fazer algo mais proveitoso com esta 28 utilizando o passado da 25, e eventualmente umas coisas da 26...
Bem agora vou ficar por aqui que o discurso vai longo eheheh

Abraços!!
Pedro

cruzeiros disse...

Caro Pedro!
Confesso que gosto imenso de dialogar/discutir no bom sentido consigo sobre a temática "autocarros"!
Sim, tenho de concordar consigo, o 20A não deveria ter o Nome "Monte" e quanto menos ser apanhada na paragem do Centro da Autonmia!
Relativamente aos 15´s acho muuito bem feita a mudança, visto que agora já não gera confusão aos tursitas que queiram ir a S. Roque.
Relativamente a extinção do 23, podrria ser feita, sendo substiuída pelo 19, e que o 19 fosse como o Pedro diz, Via Sanatórios, ou então havia outra ideia, que era por o 19 a subir a pena, luso brasileira, depois subia a rampa da igreja do livramento, sanatorios, e depois descia pela estrada dos marmeleiros, Fundoa e corujeira e na descida o sentido inverso, isto eme algumas carreiras (convinha ser uma b9)O 28 é que é uma viagem mais para o curtinha, e mais para o vazio, podiamos por o 28 a "navegar" pelos itinerários do IMC.
Enfim, são sugestão, todas elas a ir para o bom cennso, mas muitas vezes as proprias empresas ignoram :(
Abraço
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Amigo Jorge Ferreira, como vai isso??

Em relação à 20A, eu confesso que transferia-a para um daqueles buracos na numeração de carreiras, sem MONTE obviamente, e com partida do CAIS! E sim, parava na Autonomia MAS numa paragem antes da actual para evitar confusões com a 20, 21 e 21A!
Ficava algo do tipo...18 CAIS - LOMBOS!!
Com esta ""brincadeira"" ainda dava ligação á zona do CAIS à malta que mora acima da Igreja do Imaculado e até ao Tanque (visto que ABAIXO têm a 26)!
Ela podia partir da paragem onde partia a 15, a carreira que agora vou falar lool!
Meu amigo, nenhum turista ia a São Roque de 15 ou 15B lool!
Para ir a São Roque tinham a 42 (na paragem de 2010 lol), e têm a 13 (próxima da paragem de 2011!)
A confusão foi porque as pessoas regra geral não pescam nada de transportes, e portanto acham normal um serviço URBANO (como o nome indica (de um cidade)), andar a fazer carreiras de horas para uma cidade no NORTE de uma ilha!
Até sou capaz de apostar que nem na terra delas se é assim, mas pronto...
Já a 23....Meu amigo, confesso que fiz confusão com aquela parte "(convinha ser b9)"
A partir do momento em que a 23 sofreu os cortes que sofreu, o mínimo que se esperava era que a 19 passasse a circular com autocarros maiores (para levar os passageiros de antes + alguns da 23)!!
Mas sim, sei que não aconteceu!!
E se a ideia do B9 era devida á subida ao SANATÓRIO, a verdade é que qualquer viatura faz aquela subida!!
Na carreira 23 andaram todos os tipos de autocarros (excepto os Mercedes e os Scania claro)!
Já a triste 28 (que eu DETESTO), juntamente com a 6, a verdade é que não tinha ficado nada mal colocarem-na a fazer CAMPO DA BARCA, COTA 40, RIBEIRINHO DA PENA, RUA ELIAS GARCIA, 31 de JANEIRO, RUA DO TIL, RUA CIDADE DO CABO, e depois o "habitual"!
E sim, poucos seriam os que se iam queixar...
Mas pronto, se eles acham que as opiniões das pessoas não são para se ter em conta...

Amigo Ferreira, um abraço!!

cruzeiros disse...

Amigo Almeida! Vai tudo bem! E por esses lados?
Relativamente ao 20A estamos esclarecidos, o melhor era mesmo tirar o nome "Monte" da carreira!
Agora, aposto como muitos foram os turistas que antes ao virem 15 Santana arriscaram a ir pensando que era o Norte da Ilha...
Quanto ao facto de ser a b9 a fazer a fazer a carreira, não se trata de uma questão de potência, mas sim de largura, visto que aquela rua (em que hoje passei) não é assim tão larga!
Quanto a cerreira 28 "a verdade seja dita", é uma simples carreira curta que nas suas viajens apenas vão em média 9 passageiros, o que é uma vergonha, essa carreira podia ser muito bem aproveitada visto que como já tinha dito antes "podia navegar pelo IMC", dando então mais variedade de itinerarios...
Nem mais, o problema é que muitas vezes não houvem as opiniões dos outros, depois ha descontentamentos da pupulação, e enfim outros incomodos...
Amigo Almeida!!! Um abraço e tudo de bom para si!
Jorge Ferreira

cruzeiros disse...

Haaa é verdade amigo Pedro!
eheheheh hoje tive a oportunidade de apanhar o 15B na paragem dos artistas e de facto a paragem fica mesmo a baixo/de baixo da "Ponte Nova"
Abraço amigo Almeida
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Amigo Ferreira, como vai isso???

Achei interessante falar na 15B, até porque o 15B á uns tempos passava na RUA DA PONTE NOVA (embora não tivesse lá nenhuma paragem) lol
Para perceber onde fica a paragem ARTISTAS, enfim, podemos dizer que é a paragem na Rua 31 de Janeiro que fica ACIMA da entrada para a Rua do Comboio/Caminho de Ferro lol
E sim sim, tenho a certeza absoluta do que estou a dizer!!
Embora eu conheça carreiras e rotas de mais de 10 empresas, a verdade é que existem detalhes em determinadas empresas lol que dificilmente me esqueço!
Aliás, no dia em que eu me esquecer das carreiras da HF, podem contar que Pedro Almeida afastou-se dos autocarros de vez e para sempre!

Amigo Ferreira, um abraço, e cá espero os próximos post's!!

Marco Andrade disse...

Interessante esta vossa discussão! Também concordo com a alteração do nome da carreira 15, até porque os turistas que aqui chegam, parece que chegam meios desorientados...por exemplo, uma vez um turista perguntou-me, dentro de um autocarro que estava no caniço, onde ele poderia pegar o autocarro para ...o Porto Santo!