sábado, 23 de julho de 2011

Avaria no Volvo B10 273 e a falta de formção dos motoristas

Esta reportagem trata-se de um testemunho na primeira pessoa de uma avaria no interior do autocarro, mas esta não é uma avaria qualquer, é mais de que uma avaria.No dia de ontem estava eu na paragem da Corujeira de dentro (Tílias) a espera da carreira 21 das 21:15, que estava a ser efectuada pelo Volvo B10 273 dos Horários do Funchal. Acontece que até ao reforço o autocarro fez a sua viagem normalmente, sendo que aí começam a ligar-se umas luzes na cabina do motorista. Este encosta no tanque e imobiliza o autocarro durante 15 minutos. Após estes 15 minutos, contacta a estação dos HF nos Viveiros pelo que descreve o problema. Segundo os técnicos dos HF, era difícil ver qual era o problema, visto que não estão no local para averiguar a situação. Contudo o motorista avisou que o autocarro tinha um problema na Caixa de velocidades. A estação manda o autocarro juntamente com os seus passageiros para a entrada da Fundoa para os passageiros trocarem de autocarro e ai então mudarem de autocarro, visto que também o motorista tinha de ficar com aquela viatura até a uma da madrugada. Tal facto aconteceu. Entretanto é de salientar a rápida resposta da chegada de outro autocarro desde a estação até a Fundoa no Volvo B9M 173. Contudo, o que me é dito pelo mecânico era que não se tratava de certeza de um problema na caixa de velocidades, e que juntamente com outro problema tinha havido um problema com o aquecimento do motor.A Partir de ai a viagem faz-se normalmente sempre com alguns atrasos na carreira.Conclusão. O que deu para perceber nesta viagem, é a falta de formação dos motoristas, que nem sabem ver qual é o problema do autocarro ao acender "uma luzinha". Lembro-me de um amigo meu motorista de autocarros já reformado dizia que no tempo dele tinha de saber montar e desmontar um autocarro, uma, duas, três, quatro... dez... quantas vezes fossem precisas. Hoje em dia uma luzinha do autocarro acende e dizem que é uma avaria na caixa de velocidades e a caixa de velocidades estar em pleno funcionamento e afinal ser outro problema, nota-se que há uma grande falta de formação do motorista na qual não tem culpa. A responsabilidade recai sobre a empresa Horários do Funchal que tem de preparar melhor os seus trabalhadores. O Passageiro fica mal informado sobre o acontecimento, o motorista fica sem formação, e a atrasos nas carreiras.Por isso gostava de salientar que era bom que os motoristas tivessem mais formação da companhia de autocarros, visto que a função do motorista não é só saber "andar para a frente e para traz", o código de estrada e as coisas básicas, a função do motorista é também saber pequenos "truques" rápidos para uma situação como a descrita anteriormente.Foto e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor
FOTo DO VOLVO B10 273 DOS HORÁRIOS DO FUNCHAL, AVARIADA NA ENTRADA DA FUNDOA

12 comentários:

Pedro Almeida disse...

Bom dia!!
Oh amigo Jorge Ferreira, volta e meia fico escandalizado consigo... Embala a "primeira" e leva tudo á frente lolol
Até a FORMAÇÃO DOS MOTORISTAS é posta em causa...
Ainda por cima ninguém chega a motorista se não passar no exame de mecânica que a carta D EXIGE!
E uma pequena verdade....Existem motoristas que percebem muito mais de mecânica, do que alguns mecânicos que andam pelas empresas!
Não é por alguém ter ido para motorista que deixou de saber e ter interesse pelo resto!
Se ele disse que o autocarro tinha problemas na "caixa", é porque tinha mesmo!!
Afinal quem é que estava a conduzi-lo à horas??? Era ele, ou o sabido do mecânico??
E a luz do tablier só acende, não aparece nada a DESCREVER o teor do problema... Nem sempre as luzes são óbvias!
Já agora quando veres o mecânico tenho uma pergunta para lhe fazeres lool
Qual a diferença básica entre Volvo B10 e Volvo B10M???
Sim, porque NÃO É a mesma coisa lol!!
Para finalizar.... meu amigo, eu posso garantir que as formações contemplam tudo o que o motorista DEVE e TEM que saber, para fazer o seu trabalho como deve de ser (até rimei lol)!
Para finalizar, se a formação dos motoristas fosse deficitária, dificilmente verias uma Carristur a fazer parcerias com a HF, em coisas tão importantes, como o CAM por exemplo!!
Amigo Ferreira, um abraço, e até um dia destes....

Carlos P disse...

Engracado... quando ia a caminho de casa no 20A deparei-me com esse Autocarro no tanque com as luzes de perigo ligadas... engracado o facto da noticia estar aqui! :)

cruzeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cruzeiros disse...

Caro Pedro Almeida! Como vai isso?
É certo que a carta do tipo D exige um exame de mecânica, mas o motorista a dizer que a luz da caixa de velocidades estar ligada e apresentar problemas e afinal não ser a luz da caixa de velocidades e aquela estar em pleno Funcionamento, nota-se que ha aqui uma pequena falta de formação por parte dos responsaveis pela viatura no momento.
Nisso tenho de lhe dar a razão, ha motoristas que dão "bailhe" aos mecânicos, mas também ha mecânicos... e mecânicos! lol
Ok! Vou fazer ao mecânico essa pergunta!
Da mesma maneira que a Macânica do Volvo B12B, é difirente da Mecânica do Volvo B12M, apesar de um ser motor a traz (Volvo B12B) e outro ser motor a meio (Volvo B12M). Por acaso descobri ha pouco tempo qual era essa difirença entre esse volvos B10. Poderia responder pelo comentário, mas perfiro não faze-lo visto que sei que existem funcionários dos HF que lêem este blog e um deles seja um mecânico e assim estaria já a dar a resposta.
Sabe... a formação dos motoristas é hoje em dia na Madeira posta em causa! Posso dar-lhe um exemplo rápido! Este era para publicar no blog mas decidi não publicar... Veja-me isto! lol A saída do Til no Volvo B10 277 na carreila 20A das 17:45 do dia 14 deste Mês o motorista estar a andar quase a 70 km/h e passar já no vermelho, dar um "Salto" em frente ao banco Montepio, e alguns passageiros seguraren-se e chamarem de "bebado", "louco", "tarado" e.t.c... ao motorista e depois enganar-se no caminho (devido a velocidade) em vez de ir para a Autonomia fazer outra carreira do monte, vai para o Marina Shopping dar a volta para então voltar a Autonomia... O facto de andar aquela velocidade e causar "desgostos" as pessoas que estavam ali dentro!
Onde esta a aformação do motorista, ao dizer que não se deve andar aquela velocidade, ter atenção na estrada, e o maior problema de todos! NÃO PASSAR NO VERMELHO depois de o semaforo já ter acendido a luz vemelha 2-3 segundos, o que poderia levar a "carta-presa" ao senhor motorista.
haa e depois ha outra formação, é que nem pediro desculpa pelos incomodos, que é a "formação da educação" para com o passegeiro. isto acontece porque cá na Ilha, somos um meio "piqueno" e as pessoas as vezes não levam a mal o facto de isto acontecer, fixam a cara do motorista e dipois dizem as pessoas que anda depressa e contam a história... nada mais.
Bem para terminar, gostava de salientar a excelente parceria dos autocarros da carris com a Horários do Funchal. No entanto estou para colocar no blog uma curiosidade que o facto de haverem 2 autocarros com o mesmo número de frota um Volbo B7R, e um Volvo B9M, sendo que essa parceria entre as empresas e segundo o sei, (novamente pelos motoristas), é uma "mina de Ouro".
(Continua em baixo)

cruzeiros disse...

(Continuação)
Acho mesmo que a falta de formação dos motoristas é evidente, e isto são casos que eu testemunhei, agora de certeza que ouvindo outros casos e testemunhas haveria muito mais para contar.
Os propios motoristas mais antigos quer da EACL, ou até mesmo dos Horsrios do Funchal, dizem-me que a formação que os motoristas T~em agora, não é tão rigorosa como a de antigamente! ANTIGAMENTE (como já disse) têm de saber desmontar e monytar uma viatura quantas vazes forem necessárias, ACTUALMENTE isso não acontece, podem ter teórica, mas a prática, é só mesmo na estrada, porque na mecãnica esse facto tem de ser melhorado!
Resumindo, acho que hoje em dia os motoristas não Têm tanta formação como antes.
E para mesmo Finalizar porque como o amigo Almeida diz "o discurso já vai longo", actualmente pode haver teorica sobre a mecãnica, mas prática não ha nenhuma, é como tirar "um curso" para ser médico, ler um livro como fazer uma cirugia a um pulmão e quando esse médico vai abrir a caixa toraxica do paciênte Desmaia, porque afinal não sabia que tinha pavor a sangue looooool ou seja, pode ter boa formação teórica, mas se não há formação prática... isto nunca se vai a lado nenhum!
Amigo Almeida!!
Abraço e até uma próxima!
Jorge Ferreira

cruzeiros disse...

Boas amigo Carlos!
Pois, nos cruzamo-nos voce ia no Volvo b10 277 certo? lol
Eu apanhei o autocarro na paragem das Tilias e pela corugeira já ia fazendo um "barulhinho" lol
Mas tenho de ser franco, foi muito rápida a resposta por parte da HF em arranjar o outro autocarro, e isso é de louvar lol
Abraço amigo carlos
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Muito boa noite!! Amigo Ferreira como vai isso??

Eu estava aqui a ler atentamente a resposta, e enquanto ia passando o texto vieram-me ás ideias umas lembranças lol, de algumas viagens em que acompanhei (enquanto amigo/conhecido), alguns motoristas da CARRIS, da própria HF, e mais uns casos isolados em empresas como Vimeca, Rodoviária de Lisboa, TST, entre outras...
Bem, mas comecemos pela EDUCAÇÃO...
Amigo Ferreira, quantas vezes é que te lembras de ver os passageiros a falarem com EDUCAÇÃO e RESPEITO com os motoristas???
Do que me lembro... Vão comprar bilhetes, nem um boa tarde dizem, alguns JOGAM o dinheiro para a mesa dos trocos, recebem o bilhete nem um OBRIGADO se dizem!!
Outros mal o autocarro atrasa (seja porque razão for (até pode ser um acidente, trânsito, uma morte, etc), é logo alhos e bugalhos para cima deles, outros fazem ameaças, outros ficam na paragem (com mapas, horários, espinha da carreira, tudo) a olhar para quem passa, quando o autocarro aparece, é que se lembram que têm dúvidas, falam com eles numa postura quase de exigência (na visão deles, os motoristas TÊM QUE SABER TUDO), depois voltam costas nem agradecem nem nada... pá N coisas mesmo!
Eu ficava aqui a noite toda a partilhar situações e histórias...
Agora imagina isto que eu disse e outras situações mais que eu aposto que já viste, TODAS AS SEMANAS, e em alguns casos Á VÁRIOS ANOS....
Ainda achas que eles devem ser a simpatia e a educação em pessoa para os senhores passageiros???
E até digo mais, ATÉ EU com a minha admiração pelos autocarros não tinha pachorra nenhuma nenhuma para levar com certa gente pelo autocarro dentro, e com determinadas posturas!
Ou esqueces-te que existem passageiros sem educação nenhuma, uma autentica rascalhada...
E sim, sou capaz de apostar que nas formações é lhes referido (mais de uma vez até) que DEVEM TER EDUCAÇÃO COM OS CLIENTES!
Mas uma coisa é ter educação com os clientes, outra completamente diferente é HUMILHAR-SE NA PRESENÇA DOS CLIENTES!
Olha vou citar-te uma frase de um motorista da CARRIS..."Eu sou o que o meu chefe, e os passageiros FAZEM DE MIM!"
Agora entende como quiseres lol
Já o caso da 20A, eu sou capaz de apostar que é um caso atípico (raro), mas mesmo assim penso que concordas, que se os senhores passageiros fossem devidamente agarrados e atentos à viagem, de certeza absoluta que não apanhavam nenhum susto!!
Aliás, se ele ia depressa, os únicos que beneficiavam com a rapidez são precisamente OS SENHORES PASSAGEIROS lol!
É que por mais que ele corra, ele tem um horário para cumprir, e portanto ele a ir a 20 ou a 70 no fundo vai dar ao mesmo, porque ele não vai sair mais cedo lol...
Mas também se ele fosse a 20 também era criticado lool
"Este anda aqui a passear"..."Até parece que está a pisar ovos", entre outras coisas...
Enfim...

Amigo Ferreira, um abraço!

Carlos P disse...

Amigo Jorge, penso que ira gostar de ver estas fotos de alguns dos autocarros de outros tempos, precisa de ter uma conta no Facebook.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.197452666957780.40453.193926413977072

cruzeiros disse...

Amigo Almeida! Vai tudo bem! e Por ai??
Antes de mais, fico feliz por saber que leu Atentamente a minha resposta :)
É certo que existe uma gfrande falta de eduação e respeito por parte de alguns passageiros no autocarro, e também estaria aqui a contar inumeras cenas dessas... já passei de autocarro em inumeras cenas, por exemplo já andei no 22 com um senhor a tocar ocardion, um senhor a tocar gaita (o que são cenas comicas e muito engraçadas) enfim... mil e uma cenas e já vi cenas muito feias como pancadaria, desmaios, e.t.c... tenho a certeze que o Pedro deve ter mais histórias para contar no interior do autocarro do que eu visto que de certeza será mais velho do que eu, e terá mais horas de viagem nos autocarros do que eu, apesar de neste momento ser 13:44 e eu já ter feito 6 viagens de autocarro lol e ainda faltam 2 lol enfim
Eis uma coincidência! Ontem no Funchal hoje uma situação no autocarro extremamente desagradavel. na rua 31 de Janeiro, o motorista tinha o pé pesado e decidiu acelarar ao máximo... acontece que ha um carro que entra na faixa de rodagem do autocarro, e este faz uma travagem de tal maneira que 3 pessoas foram bater ao hospital... O excesso de velocidade tem consequencias...
Outra história! Sabia que nas zonas altas do Funchal houve um atroplamento de uma pessoa devido ao excesso de velocidade do autocarro?
Por isso, o excesso de velocidade pode levar a cenas drasticas!
Relativamente a essa cena do autocarro do 20A, acontece que o motorista (e conhecdno o horario do mesmo), não tinha nada que fizesse depois da próxima carreira, tinha 25 min de descanso, mas descobri uma coisa interessante! Volvei a andar no 20A com aquele motorista e na mesma recta, na mesma carreira ele foi "a abrir" pela 5 de Outubro, por isso acho que faz parte do ritual da carreira 20A nas 17:45 loool
Infelizmente também oiço historias por parte dos motoristas que não são boas, cenas de falta de euduação e.t.c...
Eu também conheço parte do smotoristas da EACL, dos HF, SAM, Zapveloz, aliaz sou o "rapaz dos autocarros" e o "rapaz do AIDAmar"... lool
Ha que salientar que os motoristas são pessoas como nos e gostam que a boa educação seja evidente... aliaz, não custa nada ao entrar no autocarro e dizer "Boa tarde", ou "boa noite", só nos fica bem, como ha um ambiente de boa educação, mas as vezes estes comportamentos não inexistentes :(
Amigo Almeida! Tudo de bom , e até outra oportunidade
Abraço
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Bem, agora até fiquei meio assustado...
Oh Jorge, mas que idade é que me dás?? lol
Eu só tenho 25!! É verdade que não sou novo, mas também muito mais velho (nem por isso loool)...
Em relação ás quedas nos autocarros, tudo isso seria bem evitado se alguns passageiros não viajassem nos autocarros como se estivessem no sofá lá de casa! Nem eu que tenho uma "pancada triste lol" pelos autocarros, se viajo na boa e na "descontra"...
Vou sempre atento aos "desenvolvimentos rodoviários" (como eu disse a um amigo meu que é motorista na Mafrense lool), e a verdade é que NUNCA caí em nenhuma viagem! E farto-me de andar, e já viajei com motoristas que eu ainda hoje penso como foi que aqueles senhores tiraram aquela carta e onde lol!
Eu sei que existem uns que conduzem um pedacinho mal, mas não se pode culpá-los da postura dos passageiros! Eles não são os país deles! São só os motoristas!
Não querem cair vão atentos, e agarrados! É fácil e simples!

cruzeiros disse...

Boas Pedro!
Pensava que tinhas mais! Não me leves a mal, mas pensava que eras uma pessoa já na casa dos 40-50 lool mas mesmo assim continuo a ter menos horas de autocarro e a ser mais um bocado mais novo! A minha carreira nos autocarros começou em Setembro do ano passdo, ates disso não precebia "patavina" de autocarros... começei a ganhar conhecimentos no ramo, começei a ler as históris das companhias dos autocarros, começei a ver melhor os modelos e hoje estou "em serviço" do Busfunchal loool
Ha passeiros que as vezes apetecia mesmo era deixar na rua, actos de falta de educação no interior do Aurocarro, são actos muito feios.
lembro-me de a minha familia dizer que em 1997 com 3 anos dar uma "cabeçada" num ferro no autocarro, e que me levaram ao hospital e não sei mais o que devido ao xecesso de velocidade do motorista lol
Já agora Pedro! Apóes este comentário... quantos anos me dá? hehehe peço que não escreve a minha idade no comentário loool
Abraço com amizade
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Bem me parecia que o meu amigo Ferreira me via como um "cota" dos autocarros lool!
Quedas minhas em autocarros não vou partilhar nenhuma até porque nunca caí lol, mas outras histórias existem claro lol
Aliás, no fundo até era um pedaço mau...Já não bastava a minha "queda" para autocarros, ainda me espalhava dentro de um... Não era lá muito giro bah!
Mas já tive próximo de um espalhanço numa viagem de MADRUGADA entre Lisboa (0h15) e Braga (chegada 5h20) via Leiria (02h), Coimbra (03h), Porto (4h20) e Vila Nova de Famalicão (4h50), e em que eu dado a hora tardia, resolvi dormir!!
Até aqui nada de anormal, toda a gente provavelmente fazia (ou tentava fazer) o mesmo, mas eis que em plena A1, houve necessidade de uma travagem brusca, o que associado ao facto do banco onde eu dormia estar SOLTO, enfim... Não fosse eu estar só de olhos fechados, e ainda me espalhava lá dentro! Vá lá que agarrei-me logo ao banco da frente lool
Enfim, histórias de autocarros ehehe

Abraço!!