segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Volvo B10 e Volvo B10M

Durante uma conversa que mantive em comentários com um comentador assíduo do blog bus Funchal, o amigo Pedro Almeida, veio a surgir o tema de qual é a diferença mecânica entre os Volvo B10 e B10M.Com aquela conversa tive uma ideia, que era descrever ao pormenor as várias diferenças entre alguns autocarros como as diferenças entre os DAF MB230 da 1º e 2º série, as Diferenças entre os Volvo B9 das 1º e 2 séries, dos B12B e M, e de alguns autocarros de frotas de outras companhias, que serão publicadas em próximas mensagens deste espaço.Relativamente aos Volvo B10 decidi ir mais longe e descrever no geral quais são as maiores diferenças entre estes dois autocarros da mesma marca. Escolhemos dois autocarros. Um o Volvo B10 dos Horários do Funchal com o número de frota 285, e o Volvo B10M da mesma empresa, mas com o número de frota 305.Bem, Aparentemente, notamos logo as diferenças entre estes dois modelos. O Volvo B10, tem 2 portas, uma lotação entre 87-96 passageiros, são mais antigos, e os números de frota inicialmente variavam entre os 261-295.Já o Volvo B10M, têm outras caracteristicas. Recentemente algumas unidades destes bonitos autocarros foram pintados, têm 3 portas, uma lotação entre 80-90 passageiros, já são mais recentes e os números de frota variam inicialmente entre o 301 até perto do 320.Contudo nos Motores do navio e no que toca a potência, a maior potência vai mesmo para o Volvo B10M com apenas mais 13 cavalos.No que toca a grandes viagens, o melhor autocarro é mesmo o Volvo B10M, mas se for por exemplo uma carreira com grande movimento de passageiros a melhor opção será mesmo o B10.Curiosidade Volvo B10M : Sabia que os Volvo B10M têm o apelido de "bêbadas"?Curiosidade Volvo B10: Sabia que os Volvo B10, são os autocarros mais quentes da frota HF.Na próxima semana seguem-se as diferenças entre os Volvo B9 da 1º série e os Volvo B9 da segunda série.É de salientar que o Volvo b9 176 dos HF teve um acidente.Fotos e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor

15 comentários:

Pedro Almeida disse...

Boa Tarde!!

Quer dizer que o comentador assíduo nem tem nome nem nada lool...Obrigadinho! lol
Amigo Jorge Ferreira, a empresa Horários do Funchal não tem NENHUM Volvo B10! NENHUM!
E sim, podes dizer que foi o A que disse, e o B que afirmou, que isso para mim dá tudo no mesmo lol! Desconhecimento completo!
A empresa Horários do Funchal dentro do sector (B10), só tem B10M!
Depois ainda tens os outros (os interurbanos com B10M, e turismo com B10B)!
Eu lamento informar a navegação mas não há B10 nem B9 para ninguém!
Sim, porque o (B9) também é B9M!
E para finalizar... Dentro dos "amarelos", os B10M vão do 251 ao 294, e do 301 ao 316!
No primeiro caso tens autocarros de 1985, 1986 e 1988 (com carroçarias CAMO (251 a 255 + 258 a 260) e UTIC (256 + 257 + 261 a 294)!
No 2º caso (301 a 316) têm todos CAMO!
E pronto, o comentador assíduo fica por aqui lool

Abraços!!

Marco Andrade disse...

Caro Jorge Ferreira, há um pequeno lapso no seu artigo que acho que deve ser revisto; que eu saiba, nenhum autocarro da HF tem ar condicionado (que implica a refrigeração ativa deste), quanto o muito tem uma ventoinha de tecto! E assim sim, há vários autocarros com essas ventoinhas, como os B10M com números entre o 301 e o 320, todos os B12 (os de piso rebaixado ou não), e mesmo alguns poucos B10 também tinham, mas parecem que foram retiradas. A única empresa que eu conheço ter autocarros com ar condicionado (e mesmo assim em apenas dois veículos) é a EACL. Pode ser que a SAM tenha alguns (em especial os articulados), e a Rodoeste também, mas eu nunca utilizo essa última companhia, portanto não posso falar. Ao contrário da Madeira, no Continente muitos autocarros têm ar condicionado, mas também com o calor que se faz sentir por lá é mesmo preciso. Mas o melhor de tudo está no Dubai, onde até algumas paragens de autocarros têm ar condicionado!

cruzeiros disse...

Caro Marco!
Espero que esteja tudo bem consigo!
Hoje é o dia das coincidencias!
Descobri isso mesmo hoje, e até descobri a razão pela qual nenhum dos autocarros da HF t~em ar condicionado. A Empresa HF diz que as viagens que as carreiras da HF efectuam são de curta distância (exepto o 48, 50...) sendo que não valia a pena terem ar condicionado nos autocarros.
Pois, o que aconcete nos "FB" e nos "IF" é que existe a tal ventoina, que faz subir o ar quente que existe no interior do autocarro
Obrigado pela atençãoTudo de bom
Jorge Ferreira

Marco Andrade disse...

Eu já tinha reparado nisso, e sei também o que quer dizer o M e o B (siglas em inglês), mas vai continuar em mistério... Já agora, duas questões: os da série 500 não são B10M? E o nº 9, 10, 12, significa o comprimento do veículo em metros, ou é outra coisa?

cruzeiros disse...

Boa Tarde!
É verdade, amigo Pedro, mas já vou tratar disso, mal acabar de escrever este e-mail, já vou por o nome do comentador assiduo!
Acho que já estou a preceber a confusão, e confesso que a culpa também é minha, mas não é por desconhecimento do que é um B10M, B, ou os outros, é pela má expressão!
-A designação B10 e B10M, era so para destinguir entre os dois modelos, nada mais!
-O facto de dizer que vão desde os 261-294, é novamente para demostrar qual era o autocarro que estava a falar (Visto que para quem não sabia, poderia ser poe exemplo o Volvo 252 (por exemplo)...
-entre os 251-260 já não existem algumas unidades
Quando escrevo uma nensagem em qualquer um dos meus espaços na Internet, tenho de pensar numa coisa! Ja pessoas que ao leresm, podem não saber do que estou a falar, e não precebem nada do que se está aqui a falar, daí ter de falar com uma linguagem Universal(B10).
Relativamente, e para acrescentar informação ao comentário do "comentador assiduo" lol acrescento que a corroçaria od B12 (B12M, e B12B) também são camo, bem como as B9.
Amigo Almeida!
Cumprimentos
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Muito boa noite!!!

Amigo Ferreira, existem outras maneiras de distinguir os B10M sem necessidade de recorrer ao B10 lol
Aliás, para que conste, existem B10L, B10R, B10M, B10B, B10MA, sendo que o termo B10 é mais adequado quando falamos em...B10R!!
Na Madeira existem todos estes tipos de chassis EXCEPTO B10L!
Em relação aos autocarros entre o 251 e o 260, a verdade é que AINDA EXISTEM TODAS as unidades lol!
Aliás, só existe uma que andado desaparecida que é a 253, mas ainda existe claro!
Agora respondendo ao vosso colega Marco...
Os da série 500 são TODOS DAF MB230, alguns de 1986 (501-530), outros de 1988 (531 a 538)!!
No caso dos DAF, a afirmação do nosso amigo Jorge "já não existem algumas unidades", já faz algum sentido lol!
Para terminar, o 9, 10, 12, não tem rigorosamente nada a haver com o tamanho dos autocarros, e até dou dois exemplos práticos!
Os B12B (401 a 420) da Horários do Funchal, são MAIORES do que os B12M (321 a 330)!
Outro exemplo são os Volvo B7R, mais precisamente 28-97-VX e 28-98-VX da Rodoeste (que são dois autocarros médios), e por exemplo alguns daqueles de 2 pisos da CARRISTUR(que são B7R) e que são autocarros grandes!!
Como vêm os números não são sinónimo de comprimento lool!

Meus amigos, um abraço!
Pedro

cruzeiros disse...

Bom Dia amigo pedro!!!
Antes de mais deixe-me dizer uma coisa!
Fico extremamente feliz por saber que afinal não sou eu o unico que sabe as matriculas do Autocarro... aliaz eu conheço de cor todas as matriculas dos autoaccaros da HF, não é dificil, e até tem um truquezinho bem engraçado hehehe e pergunto ao amigo Pedro! Conhece esse truque?
Caro Pedro! Francamente... Olhando para um "FB" e para um "IF" ve-se logo a difirença entre eles!
Relativamente aos DAF, sabe qual é a difirença entre os da 1º série e os da segunda? Pista: Não se nota pelo exterior hehehe
Já agora e para deixar as coisas mais esclarecidas os números 278 (MA- 95-00) ou o 311 ( 17-17-MA)são apenas o número de frota do autocarro nada mais...
Abraços
Jorge Ferreira

Pedro Almeida disse...

Muito boa tarde!! Amigo Ferreira como vai isso???

Antes de mais eu gostava de esclarecer que obviamente não sei as matriculas todas de cor lol!!
E as que sei é porque por exemplo as empresas SAM, RODOESTE e AUTOCARROS DO CANIÇO me "obrigam" por "recusarem-se", ou nunca terem pensado em colocar números de frota nos autocarros!!
Em relação á HF, as matriculas que sei é mesmo pela força do hábito e pelo gosto!
Embora tanto no primeiro caso como no da HF, as matriculas terem "entrado" naturalmente...
Eu nunca perdi tempo a DECORAR matriculas! Normalmente faço uma associação VISUAL dos autocarros á matricula daí que em algumas situações o autocarro esteja a sei lá 3 Km's, e eu já saiba qual é o autocarro e a matricula lol!
Em relação aos "truques", a menos que seja alguém de lá de dentro (da empresa) a contar, normalmente uma pessoa arranja truques próprios para distiguir e identificar melhor os carros!
Eu falei no "FB" e no "IF" em resposta ao teu colega Marco que associava o 9, 10, NESTE caso 12, ao tamanho dos autocarros! Fui buscar esse caso EVIDENTE de diferença para cortar a ideia de que 12 era 12m!
Eu sei perfeitamente todas as diferenças dessas máquinas lol
Para finalizar 256 (MD-92-69), ou 1052 (NT-99-27), ou 1903 (25-50-MA), podem não ser nada, mas acredita que pode ajudar alguém que por aqui passe, a ficar com CURIOSIDADE sobre que autocarro estamos a falar, e a ficar atento aos autocarros com que se cruza, a fim de descobrir qual foi o autocarro que aquela malta do blog falou lol!
Aliás, a melhor maneira de se falar num autocarro é mostrá-lo lol!
Agora dizer Volvo, CAMO... Enfim, existem tantos...
Para finalizar, e espero que não fiques aborrecido... o 311 é 17-28-MA!!
O 17-17-MA é o 308, ou seja, o último da primeira série desses "Mk III", como alguns dizem!

Abraços!!
Pedro

Bruno Cardoso disse...

Wow, perai... do 301 até 316 são todos B10M MKIII , são iguais dentro dessa série ...

Tem piada, mas faltou mencionarem que os 251-260 são todos com caixa manual,suspensão pneumática e são os preferidos de muitos dentro da HF ...

No que toca aos 261-294 são todos com caixa ZF de 4 velocidades, e não tem neutral on stop , pelo que percebi ...

Os Citadino, os B12B têm 11 metros, os B12M 10 metros ... e todos eles têm portas ventura , pois são uma aventura para abrir quando têm falta de manutenção ... diz-se...
a verdade é que são uma limpeza para levar muito mais pessoas ...

os Citadino têm ZF 6 velocidades, sendo os B12B, como aqui mencionado no forum,com caixas 6Hp604 ecomat e cumprem a norma euro 5 graças ao adblue

Pormenores, os 280,270,269, entre mais uns têm dupla fileira de bancos da porta para trás ... quando os vi pensei que iam mandar aquelas chapas para a camacha, mas ainda andam todos os dias por ai ...

Outro pormenor, do 291-294 as portas são electricas e não pneumáticas como todos os outros ...

Agora os Citadino B12B...

Raramente têm apito quando a porta de trás fecha, parece-me que só funciona o apito quando o motorista carrega por alguns segundos no botão, botão esse que já foi substituido em muitos deles, pelo que tenho visto ...

Para terminar, um rapaz chamado Pedro está a desenvolver os B12B para o Omsi, podem acompanhar no forum do simulador, vale mesmo a pena, trabalho 5* que está a ser efectuado...

Muito mais podia ser dito...

... mas já tou com pouco tempo...

Espero participar mais neste blog, pois sou assiduo dele a muito tempo...

Cumprimentos

Bruno Cardoso

Pedro Almeida disse...

Desculpem lá, mas WOW digo eu!!! Isto foi praticamente a "voz" da sabedoria!!
Eu só não fiquei arrasado porque nao só já sabia tudo lol, como eu sei perfeitamente que por exemplo entre o 301 e o 316 existem 2 tipos desses Volvo, sendo o factor mais evidente o "SALTO" nas matriculas e claro para não falar num pormenor que as viaturas entre o 309 e o 316 têm, e os outros de antes NÃO!
Como devem calcular não vou dizer, deixo isso para o grande craque da HF adivinhar se quiser lol!
E sim, o Bruno pode perguntar áqueles senhores que passam as informações (bilhardices) todas, PODE SER que eles saibam! Se não souberem (paciência)...
Já agora... A carroçaria delas é CAMO "U90"!
Eu sei que não falou nisso agora, mas sei onde se referiu a isso de forma errada (dizendo que era CAMO "Camus U90")!
Em relação ao 251 a 260 embora "Tivesse piada", eu realmente não tinha nada a dizer em relação a eles!! Tirando o facto de curiosamente o autocarro dessa série que eu mais gosto, ter sido o ÚLTIMO a circular com os bancos laranja!
E sim, quem não sabe qual foi o último, não sabe qual é o meu preferido lol! Acontece!
Já agora e aproveitando a "deixa", já que se falou em chapa e em 280, 270, 269, 268, 274, é só para dizer que a CHAPA com CAMO escrita, NÃO SIGNIFICA DE MANEIRA NENHUMA que a carroçaria daquilo seja CAMO!
Quem não quer errar, deve LER o que a chapa da Camo diz no lugar do nome da carroçaria!
E pronto, por aqui me fico (até porque já falei demais também)...

Cumprimentos a todos!
PedroA

Bruno Cardoso disse...

Voz da sabedoria ? Era bom ... quem me dera ...

Pedro, Apenas achava que eram " Camus U90 " pois está na lista de frotas desses site essa designação,que eu assumi que estivesse correcta ...

De facto entre o 301-308 e 309-316 acontece um salto ...

Bilhardices ? Provavelmente foi assim que aprendeu e acumulou toda a informação que sabe da HF ...

Mas pronto, fico contente por saber que me seguem e apontam os meus erros noutros lugares,contudo, podia muito bem ter dito nesse lugar que eu errei ao mencionar a carroçaria... mas isso seria sair do seu trono ... ou talvez considerasse caridade ...

Se digo que o modelo tal é camo ou unvi ou seja la o que for, foi porque li por ai ... não tenho fontes senão as de toda a gente e não posso garantir que estejam correctas, mas para isso existe o Pedro Almeida para corrigir ...

Também não sei matriculas de cor, mas também é para isso que existem as listas de frota ...

Já agora fica a pergunta, existem DAF a circular ainda ?


Cumprimentos

Bruno

PS-E sim, talvez o Wow tenha sido exagerado ... mas não se compara a outras reacções ...

Pedro Almeida disse...

Muito boa tarde!!

Confesso que não percebi porque razão Bruno Cardoso ficou aborrecido comigo... Eu ainda dei umas dicas e tudo!!
Ou seja, fiz uma coisa que dificilmente Bruno Cardoso faria ou fará por mim!
Mas pronto, como diz o outro... "Tasse"!
Já agora, e como eu sou um tipo arrogante, e estou num trono lol, vou dar uma dica ao meu amigo Bruno para ele conseguir DISTINGUIR a série 301-308 da série 309-316!!
Cá vai....Uma das evidências está na TRASEIRA dos autocarros! Ou seja, elas NÃO SÃO totalmente iguais!
Em relação ao que eu aprendi sobre a empresa Horários do Funchal, eu tenho pena de decepcionar o Bruno, mas realmente aprendi quase tudo à minha pala!
Eu só conheci pessoas que trabalham por lá, praí 2 ou 3 anos depois de eu ter começado a tirar fotografias e a dedicar-me mais aos autocarros!
Portanto a parte de eu ter aprendido com as "bilhardices" eu tenho alguma pena, mas NÃO FOI!
E não, não tinha vergonha nenhuma, e nem problemas nenhuns se fosse bilhardice, até porque no fundo era bom sinal!
Era sinal que as pessoas até davam algum valor à minha admiração pelos autocarros e até me tentavam ajudar e tudo!
Existem coisas muitíssimo piores e mais graves na vida! Nem se compara sequer!
Quando eu conheci aquelas pessoas, já sabia as carroçarias, os chassis, até mesmo os anos dos autocarros! Portanto, não foi dessa maneira que eu cheguei ao ponto que cheguei...

E como o discurso vai longo...
Cumprimentos a todos!
PedroA

Bruno Cardoso disse...

Pedro,

De facto fiquei algo aborrecido pela maneira como respondeu a primeira vez ... Mas vejamos...

A nivel de bilhardices, foi o Pedro a mencionar em primeiro lugar que essas eram as minhas maneiras de saber mais sobre a HF,mas de facto não tem nada a ver com isso... vou conhecendo a HF conforme posso e por alguns forums ...

No que toca a dicas, que dicas posso lhe dar ? tudo o que eu disse o Pedro já sabia ... mas sinta-se a vontade para perguntar ou pedir dicas, que pelo que eu puder ajudar, falo-ei com gosto, tal como esperava que o Pedro o fizesse em vez de ter vindo para aqui apontar um erro meu noutro local ... :)
Vivendo e aprendendo, e de facto espero poder aprender mais sobre a HF no futuro ...

" o Bruno pode perguntar áqueles senhores que passam as informações (bilhardices) todas, PODE SER que eles saibam! Se não souberem (paciência)... "

Diga-me uma coisa, esta frase não lhe parece algo "arrogante" ? De facto fez-me pensar que era assim que o Pedro conhecia a HF ...

Mas prontos,começamos com o pé errado ... havemos de "acertar" o passo ;)

Cumprimentos a todos e especialmente ao Pedro Almeida !

Bruno

Bruno Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Cardoso disse...

Vamos a mais um detalhe, o Pedro que repare na parte de tras do 403 em comparacao com a serie 401-420 ,versao sem suporte de bicicletas nem pintura linha verde.

Nao sei a causa de ter esse acessorio mas presumo que seja por causa do calor ...

Kind regards

Bruno